SJRP  – SP |  Online  | Emagrecimento e Reposição Hormonal

Mounjaro e saúde mental: humor, ansiedade e acompanhamento

Pessoa olhando para Mounjaro em farmácia no Brasil.

A relação entre Mounjaro e saúde mental ainda está sendo estudada. Algumas pessoas relatam mudanças de humor, irritabilidade, desânimo ou ansiedade durante o tratamento com tirzepatida, enquanto outras percebem melhora na relação com a comida e no bem-estar. Até o momento, as análises de agências reguladoras não confirmaram uma relação de causa entre esse grupo de medicamentos e problemas psiquiátricos graves, mas a orientação é acompanhar o humor e relatar ao médico qualquer mudança emocional importante.

Falar de emoções no tratamento do peso não é um detalhe. A obesidade tem relação conhecida com ansiedade, depressão e compulsão alimentar, e um medicamento que muda o apetite também mexe com hábitos, rotinas e formas de lidar com o estresse. Este texto reúne o que se sabe, quem precisa de mais atenção e quando avisar o médico.

Mudanças de humor relatadas

Os relatos de pacientes em uso de tirzepatida e de outros medicamentos da mesma família variam bastante. Entre as queixas mais citadas estão:

  • Irritabilidade, principalmente nas primeiras semanas ou após aumentos de dose.
  • Cansaço e falta de energia, às vezes ligados a comer muito pouco ou a náusea persistente.
  • Sensação de desânimo ou de “perda de prazer” com atividades associadas à comida.
  • Ansiedade, inclusive sobre o peso, os resultados e o momento de parar o medicamento.
  • Alterações do sono.

Nem toda mudança emocional durante o tratamento é causada diretamente pelo medicamento. Efeitos colaterais gastrointestinais, ingestão baixa de calorias, desidratação, mudanças na rotina e expectativas frustradas podem influenciar o humor. Por outro lado, também há pessoas que relatam se sentir mais calmas em relação à comida e mais motivadas com a mudança no corpo.

Agências reguladoras de outros países revisaram notificações de pensamentos suicidas e autolesão em usuários de agonistas de GLP-1 e, até agora, não encontraram evidência de que o medicamento cause esses problemas. Mesmo assim, as bulas de medicamentos para controle de peso costumam recomendar monitorar sintomas de depressão e mudanças de comportamento. Prudência, aqui, é acompanhar de perto, sem alarme e sem minimizar.

Uma forma simples de ajudar nesse acompanhamento é observar o próprio humor de forma regular, por exemplo anotando uma vez por semana como estão a disposição, o sono, a ansiedade e a vontade de fazer as coisas. Pessoas próximas também costumam perceber mudanças antes de quem está passando por elas, e vale ouvir esses comentários.

Relação com a comida e emoções

Para muitas pessoas, comer é também uma forma de lidar com estresse, tédio, tristeza ou cansaço. Quando a tirzepatida reduz o apetite e o chamado “barulho mental” sobre comida, isso pode trazer alívio. Mas também pode deixar mais visíveis emoções que antes eram aliviadas pela alimentação.

Alguns cenários são comuns:

  • Menos compulsão, mais espaço para as emoções: a pessoa come menos, mas percebe ansiedade ou tristeza que antes não notava.
  • Troca de comportamento: em vez de comer, surgem outras formas de compensação, como uso maior de álcool, compras ou uso excessivo de telas.
  • Medo de voltar a engordar: preocupação constante com a balança ou com a possibilidade de parar o medicamento.
  • Restrição exagerada: aproveitar a falta de fome para comer muito pouco, o que pode piorar o humor, a energia e a massa muscular.

Por isso, o acompanhamento do apetite inclui perguntas sobre como você está se sentindo, e não só sobre quanto está comendo. Falamos mais sobre isso no texto sobre controle de apetite com acompanhamento.

Quem precisa de mais atenção

Algumas pessoas merecem um cuidado maior com a saúde emocional antes e durante o uso de tirzepatida:

  • Quem tem ou já teve depressão, transtornos de ansiedade ou outros diagnósticos psiquiátricos.
  • Quem tem histórico de transtornos alimentares, como compulsão alimentar, bulimia ou anorexia.
  • Quem já teve pensamentos suicidas ou comportamento de autolesão.
  • Quem usa medicamentos psiquiátricos, que podem interferir no peso e no apetite e às vezes precisam de ajustes coordenados.
  • Quem passa por um momento de vida difícil, como luto, separação, sobrecarga no trabalho ou mudanças grandes.
  • Quem tem uso abusivo de álcool ou outras substâncias.

Ter qualquer uma dessas condições não impede automaticamente o tratamento. Significa que o médico deve saber disso desde a primeira consulta, que pode ser útil envolver o psiquiatra ou o psicólogo que já acompanha o paciente e que os retornos precisam olhar para o humor com atenção. No texto sobre quais profissionais procurar no emagrecimento explicamos como esse cuidado pode ser compartilhado.

Quando avisar o médico

Algumas mudanças pedem contato com o médico que prescreveu o medicamento, sem esperar o próximo retorno:

  • Tristeza persistente, perda de interesse pelas atividades ou sensação de vazio por mais de duas semanas.
  • Ansiedade que atrapalha o trabalho, o sono ou as relações.
  • Irritabilidade intensa ou mudanças de comportamento percebidas por familiares.
  • Vontade de pular refeições de forma deliberada, medo de comer ou compensações como vômito provocado.
  • Aumento do consumo de álcool ou de outras substâncias.

Se surgirem pensamentos de morte ou de se machucar, procure ajuda imediatamente. No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) atende gratuitamente pelo telefone 188, 24 horas por dia. Em situação de risco, procure um pronto-socorro ou ligue para o SAMU (192). Depois, avise o médico que acompanha o tratamento.

O médico pode avaliar se os sintomas têm relação com o medicamento, com a alimentação ou com outros fatores, e decidir em conjunto com você se é o caso de manter a dose, reduzir, pausar ou encaminhar para acompanhamento em saúde mental. Escolher um profissional que tenha espaço para essa conversa faz diferença, como discutimos no texto sobre como escolher um médico para emagrecer.

Perguntas frequentes

Mounjaro causa depressão?

Até o momento, não há confirmação de que a tirzepatida cause depressão. Como mudanças de humor são relatadas e a depressão é comum em quem tem obesidade, os sintomas devem ser acompanhados e relatados.

Quem usa antidepressivo pode usar Mounjaro?

Em muitos casos, sim, mas a decisão é individual. Informe ao médico todos os medicamentos em uso, para que ele avalie interações e acompanhe o humor durante o tratamento.

Perder a vontade de comer pode deixar a pessoa triste?

Pode. Comer também tem função social e emocional. Se a falta de apetite estiver trazendo tristeza ou isolamento, vale conversar sobre isso nos retornos.

Devo parar o medicamento se me sentir ansioso?

Não interrompa nem altere a dose por conta própria. Avise o médico, que vai avaliar a causa e a melhor conduta para o seu caso.

Corpo e mente no mesmo plano

O tratamento com tirzepatida muda o apetite e, com isso, mexe com hábitos e emoções. Observar o humor, relatar mudanças e ter acompanhamento que leve a saúde mental a sério tornam o processo mais seguro e mais sustentável.

O Dr. Túlio Safar é médico com foco em emagrecimento e terapias hormonais e atende presencialmente em São José do Rio Preto (SP) e online. Se você quer iniciar ou rever o tratamento olhando também para o lado emocional, veja como funciona a consulta.

Compartilhe:

Inscreva-se para novidades!

Inscreva-se para receber
novidades do meu curso!